Dados Corporativos Estudo Revela Os Riscos Dos Dados de Uma Empresa

Um estudo realizado pelo instituto Ponemon, patrocinado pela Varonis, revelou o panorama sobre os riscos de segurança interna no ambiente de trabalho.
7 de mai de 2015 Com Varonis

Um estudo realizado pelo instituto Ponemon, patrocinado pela Varonis, revelou o panorama sobre os riscos de segurança interna no ambiente de trabalho com base na consulta de dois mil funcionários do setor de TI e profissionais envolvidos. Confira o que o estudo descobriu:



•        71% dos profissionais disseram que visualizam dados corporativos dos quais não deveriam ter acesso.
•        54% dos usuários afirmaram que acessam esses dados com frequência.
•        38% afirmaram que conseguem acessar muitos dados.
•        Apenas 22% dos empregadores afirmam saber o que aconteceu com dados e arquivos perdidos, ou e-mails.

Para resumir o quadro geral percebido até agora, podemos concluir que muitos dos funcionários têm acesso a dados que não precisariam ter e ninguém parece estar controlando o que está acontecendo.

Muitas empresas cometem o erro de não criar e aplicar modelos de segurança da informação, especialmente para dados confidenciais e sigilosos. Essa falha leva a mais exposições e perdas de dados importantes.

De acordo com o estudo, muitos profissionais acreditam que as empresas ignorariam os riscos de segurança antes de sacrificar a produtividade. No entanto, o estudo também sugere que, de acordo com 73% dos profissionais, o volume de e-mails, arquivos e outros tipos de dados afetou significativamente a habilidade para encontrar e acessar dados.

•        43% dos profissionais afirmaram que em algumas ocasiões, leva-se semanas ou meses até que sejam concedidos a eles aos dados que solicitaram para efetuar o trabalho e apenas 22% relataram que conseguem o acesso em horas ou minutos.
Uma empresa que reduz o volume de dados sobre os funcionários, ao implementar um modelo com mais restrições de acesso, e melhorando a disposição dos dados, ou ambos, consegue melhorar e muito seus processos internos, ao garantir o acesso correto aos profissionais que precisam da informação, restringindo a visibilidade daqueles para os quais tais documentos não interferem na rotina de trabalho.


A ConsultCorp distribui F-Secure no Brasil. Para mais informações, acesse o site www.consultcorp.com.br